Contabil Guapira

Mudanças e litígios climáticos são temas de novo episódio do Emagis Podcast (22/04/2022)

Mudanças e litígios climáticos são temas de novo episódio do Emagis Podcast (22/04/2022)

O décimo quinto episódio da terceira temporada dos podcasts da Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) estreia hoje (22/4) focado na questão do Direito climático no Brasil e no mundo, tendo como convidado o juiz federal e mestre em Direito Ambiental Gabriel Wedy.

Em entrevista conduzida pela juíza federal Karine da Silva Cordeiro, o episódio objetiva analisar sua legislação, doutrina e jurisprudência, trazendo como principais temas o Acordo de Paris e o último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

Também são abordados o papel do Poder Judiciário quanto a atividades realizadas pelo Grupo de Trabalho “Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em especial, nos temas relacionados à magistratura quanto a integridade, ética climática e incremento das pesquisas sobre os litígios climáticos.

Gabriel Wedy é membro do Grupo de Trabalho “Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas” do CNJ e professor na Escola Superior da Magistratura Federal (Esmafe/RS), sendo autor dos livros “O desenvolvimento sustentável na era das mudanças climáticas: um direito fundamental” e “Litígios Climáticos: de acordo com o Direito Brasileiro, Norte-Americano e Alemão”.

O Emagis Podcast está disponível na página www.trf4.jus.br/emagispodcast, podendo ser encontrado também nas plataformas SpotifyGoogle PodcastsApple Podcasts e YouTube.

(Imagem: Emagis/TRF4)